No passado, qualquer coisa relacionada a saúde mental ou problemas emocionais era considerada tabu. Hoje, porém, as conversas sobre problemas de saúde mental não são apenas comuns — são recomendadas. E quando você considera que mais de 970 milhões de pessoas em todo o mundo têm algum tipo de problema de saúde mental, não é difícil entender por que essas conversas são tão importantes. 

No local de trabalho, aprender e reconhecer as condições mais comumente diagnosticadas é crucial. Isso não apenas ajuda os funcionários de RH a entender como os membros da equipe podem estar lidando com esses obstáculos, mas também permite que sua empresa tome as medidas necessárias para fornecer os recursos adequados. O guia a seguir destaca algumas dessas condições e como elas podem se manifestar no local de trabalho.

Quais são os problemas de saúde mental mais comuns?

TDA/TDAH

O transtorno do déficit de atenção e o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade são duas das condições mais comumente diagnosticadas em todo o mundo. De fato, um estudo de 2016 determinou que mais de 218 milhões de adultos em todo o mundo são afetados. TDA/TDAH é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a capacidade de uma pessoa de se concentrar e, na maioria das vezes, está vinculado a um desempenho reduzido ou prejudicado no trabalho.

Os sintomas mais comuns incluem incapacidade de permanecer parado ou inquietação constante, fala excessiva, interrupção persistente de conversas, comportamento impulsivo, tendência a cometer erros descuidados, dificuldade em cumprir prazos, perda regular de pertences, dificuldade em seguir instruções e menor habilidade organizacional ou de gerenciamento de tempo. 

Felizmente, o TDA/TDAH pode ser tratado. Fornecer aos funcionários acesso a profissionais médicos qualificados permitirá que eles recebam remédios controlados para ajudar a manter o foco. Se eles preferirem ficar sem medicação, consultas regulares com um terapeuta podem ajudá-los a desenvolver as habilidades necessárias para controlar seus sintomas. O exercício também provou ser um dos recursos mais eficazes no combate ao TDA/TDAH.

No local de trabalho, os profissionais de RH podem ajudar os funcionários limitando as distrações e fornecendo acesso a recursos que minimizam os gatilhos. Por exemplo, se um funcionário tem dificuldade em permanecer sentado, fornecer a ele uma mesa que o permita ficar de pé pode aliviar sua inquietação. Você também pode considerar a criação de “espaços silenciosos” que permitam aos funcionários estar em um lugar com o mínimo de distrações. 

 

Ansiedade

Ansiedade é um termo amplo usado para descrever várias condições, incluindo transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, agorafobia e transtorno de estresse pós-traumático. No geral, mais de 264 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por uma ou mais dessas condições. 

A ansiedade geralmente afeta a saúde emocional de uma pessoa e pode se manifestar por meio de aumento da irritabilidade, insônia, dificuldade de concentração, fadiga, pensamentos ou comportamentos irracionais, medo ou preocupação excessiva, pensamentos perturbadores ou intrusivos, inquietação e náusea.

Um funcionário pode estar lutando com uma dessas condições se costuma pedir licença do trabalho antes da data prevista para um grande projeto ou apresentação, fazer muitas perguntas, parecer irracionalmente irritadiço ou tiver dificuldade para concluir tarefas. 

Assim como o TDA/TDAH, a ansiedade pode ser tratada com psicoterapia e medicação. A meditação também tem se mostrado altamente eficaz no alívio ou prevenção de episódios de ansiedade, portanto, considere fornecer aos funcionários recursos para saúde mental. Também é importante que os funcionários tenham descanso adequado, pois a falta de sono pode exacerbar os sintomas de ansiedade

Depressão

Aproximadamente 264 milhões de pessoas são diagnosticadas com depressão  em todo o mundo. Essa condição afeta principalmente o humor de uma pessoa, levando a episódios contínuos ou periódicos de sentimentos de aflição, desespero e tristeza.

Os sintomas comuns incluem perda de interesse, sensação de apatia, dificuldade de concentração, irritabilidade excessiva, fadiga, alterações inesperadas de humor, dificuldade para dormir, descontentamento geral e ganho ou perda inesperada de peso. No trabalho, isso pode se manifestar como funcionários lutando para concluir as tarefas diárias, faltas excessivas, dificuldade de trabalhar com outros membros da equipe, diminuição da qualidade do trabalho e explosões emocionais inesperadas. 

Junto com medicamentos e psicoterapia, manter uma dieta saudável pode ajudar seus funcionários a diminuir o risco de episódios de depressão. Estudos demonstram que uma dieta rica em grãos integrais, frutas, vegetais, peixes e laticínios com baixo teor de gordura está associada a uma redução do risco de depressão, portanto, considere fornecer a seus funcionários acesso a recursos nutricionais.

Lidar com um problema de saúde mental pode ser difícil, mas se seus funcionários tiverem acesso aos recursos certos de saúde física e mental, eles terão uma melhor chance de ter sucesso. Se você quiser ajudar os membros da sua equipe a lidar melhor com seus problemas de saúde mental, considere fazer uma parceria conosco no Gympass. Oferecemos uma ampla variedade de programas educacionais, bem como acesso a profissionais de saúde, programas de meditação e aulas de ginástica.