Uma retenção de pessoal bem sucedida requer muito mais do que salários. Em um cenário no qual os funcionários qualificados têm o poder de selecionar as melhores oportunidades, colocar em prática a valorização do funcionário é a melhor estratégia para reter colaboradores.

Hoje em dia, a Internet permite que seus trabalhadores façam pesquisas e avaliem se as propostas dos concorrentes são mais atraentes do que a sua. Além disso, os colaboradores de hoje dispõem de espaços públicos online onde podem falar sobre como é trabalhar na sua empresa.

Portanto, para reter seus talentos é necessário traçar uma boa estratégia.

O que os funcionários desejam atualmente está muito mais ligado a reconhecimento profissional do que apenas ao dinheiro. Isso se aplica sobretudo aos millennials, que tendem a classificar a realização em seu trabalho baseados nos benefícios obtidos.

Pôr em prática a valorização do funcionário custa menos do que você imagina e pode gerar resultados melhores do que o esperado. Mas, ainda assim, muitos empregadores têm dificuldade de reconhecer o valor de sua força de trabalho.

O que e como fazer? Quais recompensas ou benefícios oferecer? Que medidas tomar? Se essas são suas dúvidas, separamos algumas dicas para te ajudar!

Entendendo as necessidades dos colaboradores

Há muitas maneiras de fazer com que a equipe se sinta valorizada. Para tanto, é fundamental entender as necessidades dos seus colaboradores.

Os trabalhadores estão muito mais informados sobre o que podem exigir de uma organização em troca de seus esforços. Além disso, também estão cada vez mais conscientes da importância de cuidar de sua saúde e bem-estar.

Como resultado, existe atualmente uma grande demanda por equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Sendo assim, oferecer aos seus colaboradores um plano de descontos no acesso à academias, por exemplo, é uma boa forma de investir na saúde da equipe.

Como colocar em prática a valorização do funcionário

O que você pode fazer para garantir a valorização do funcionário? Saber quem são as pessoas que trabalham com você é um bom começo. Uma pesquisa da Azure Consulting foi feita para descobrir o que os empregadores sabem sobre seus colaboradores e, infelizmente, sabem muito pouco.

Mais de um terço (36%) dos funcionários disseram que seu chefe não sabia quais interesses eles tinham fora do trabalho; 2/5  disseram que seu chefe não sabia qual era a ocupação de seu parceiro ou cônjuge; e quase a metade (48%) não sabia o nome de seus filhos.

A Azure concluiu que os empregadores mais desconectados de seus colaboradores são mais propensos a sofrer uma queda de produtividade e a ter maior rotatividade de pessoal.

Não se trata de conhecer detalhes pessoais e sim de demonstrar interesse e preocupação com cada um. Essa atitude simples pode ser muito recompensadora para sua empresa.

Além disso, existem outras atitudes práticas que você pode tomar para fazer com que haja a valorização do funcionário.

1. Reconheça as conquistas individuais

As premiações coletivas podem ser muito boas, mas além do reconhecimento por um bom trabalho em equipe, os funcionários desejam que seus esforços individuais também sejam valorizados.

Cada colaborador possui suas particularidades, o que inclui um ritmo e um modo diferente de realizar suas tarefas. É importante reconhecer quando, dentro de seu potencial e de suas limitações, o funcionário se empenha para fazer o seu melhor.

Assim sendo, reconheça as conquistas individuais e mostre aos colaboradores que cada um deles é um membro valioso da equipe e da corporação como um todo.

2. Fale com sua equipe

Dedique um tempo para conhecer a sua equipe. Descubra o que os impulsiona, quais são suas motivações, enfim, quem eles são. Essa atitude pode ajudar de duas maneiras:

  • Além de garantir a valorização do funcionário, a conexão com os colaboradores faz com que eles se dediquem mais e desejem apresentar um desempenho cada vez melhor;
  • Isso também pode aumentar a confiança e o respeito de ambos os lados, o que proporciona um ambiente de trabalho muito mais agradável para todos.

3. Mostre que você se importa

Quando a equipe percebe que seu empregador se preocupa com seu bem-estar, você será recompensado com maior fidelidade em troca. Mais do que um grande salário, muitos colaboradores desejam um chefe que se preocupe genuinamente com seu bem-estar.

Se a empresa cuida ativamente de sua equipe, particularmente por meio de benefícios e iniciativas de bem-estar, fica claro que o negócio valoriza sua força de trabalho: não se importam com eles apenas dentro do trabalho, mas também em suas vidas cotidianas.

Os benefícios obtidos ao valorizar a equipe

Quais são, afinal, os benefícios da valorização do funcionário? Dentre outros, destacamos:

  • aumento da motivação dos colaboradores;
  • maior eficácia na retenção de talentos;
  • desenvolvimento de uma cultura de trabalho agradável para todos.

Uma coisa é certa: quando você se envolve com sua equipe, eles se engajam muito mais com o trabalho. Empresas com colaboradores engajados superam suas concorrentes de diversas formas – dentre elas, apresentando menores índices de absenteísmo.

Saiba mais sobre como a valorização do funcionário pode trazer bons resultados para sua empresa em nosso guia prático:

ebook_valorizacao_do_funcionario

(Visited 126 times, 1 visits today)

Comments

comments

This post is also available in: América Latina (MX, CL, AR) España France Italia United Kingdom